Museu Virtual da Comunidade Quilombola de São Tomé-BA

O Museu Virtual da Comunidade Quilombola de São Tomé-Ba é um espaço áudio visual, pictórico e escrito que tem como objetivo demonstrar ao/a visitante, de uma forma decolonial essa Comunidade. Desse modo, o Museu é composto de Sessões Temáticas, sendo elas interligadas em: 1) Histórias/Tradições; 2) Território; 3) Educação/Identidade. Essa experiência é imersiva e se proponho a fazer com que o/a visitante no final da visita deixe o relato de sua experiência e contribuições para o aprimoramento e desse modo, apresentamos um breve relato da Comunidade.

A Comunidade Quilombola de São Tomé, localizada na área rural do município de Campo Formoso no noroeste do estado da Bahia é parte constituída do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru desde 2007.

A ocupação do território da Comunidade Quilombola de São Tomé-Ba não tem registros documentais que atestem com precisão esse evento. Os primeiros homens e mulheres, crianças, entre outros não tem quaisquer registros documentais acessíveis dificultando a constituição de uma árvore genealógica com precisão da formação da população desse território ocupado e modificado pela ação dos colonizadores e do trabalho de homens e mulheres negras na condição de escravos.

O contexto da formação e constituição do território e da identidade étnico-racial da Comunidade Quilombola de São Tomé-BA difere do contexto das tantas e diversas Comunidades Quilombolas do território quilombola brasileiro, pois, apesar dessa população viver na condição de escravos, terem suas memórias e identidades étnico-raciais continuadamente apagadas, negadas euro americanizadas, catequizadas, embranquecidas e por vezes estigmatizadas em diferentes segmentos societais, essa população sempre aceitaram tudo com passividade, resiliência e uma dose de conformismo.

Com a partida dos primeiros colonizadores, os mesmos dividiram o território em lotes e trocaram com produtos com “os/as escravos”, quem tinham mais ficaram com os lotes maiores e mais bem localizados. Com o tempo surgiram outras famílias de outras partes da Bahia e do Brasil e continuaram o processo de ocupação e colonização e a população seguiu o processo de resiliência do início da ocupação do território ...

A Comunidade Quilombola de São Tomé-BA obteve o reconhecimento como Comunidade Quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2006 a partir da prerrogativa do texto Constitucional de 1988. E desse modo, inauguramos na literatura dessa temática uma nova tipologia de quilombos: as querências.

Nossa Equipe

Acreditamos que a verdadeira força reside na diversidade de cada indivíduo. Fundada por Rita Martins, nossa equipe é composta por profissionais apaixonados pela história, pela cultura e pela preservação do patrimônio quilombola.

Rita Martins

FUndadora / PESQUISADORA

Camilo Martins

DESIGNER